Há quem pense que a cabeceira de cama é um detalhe dispensável. É justamente aí que muitos erram! Esse é um acessório multifuncional perfeito para se ter no quarto.
Também pudera: ele funciona como um encosto confortável para quem gosta de ler antes de dormir e ainda dá um charme a mais para a decoração do quarto, tornando-o mais bonito de maneira simples e descomplicada.
Por isso, ao montar seu quarto não deixe de garantir esse poderoso móvel. Existem diversas opções disponíveis, desde as estofadas, chamadas de capitonê, até as mais básicas.
Essa grande variedade de modelos sempre faz surgir uma dúvida: afinal, como escolher a cabeceira? Há algumas dicas preciosas que ajudam a realizar essa tarefa com maestria. Conheça aqui quais são elas e as coloque em prática!

Tipos de cabeceira
O modelo mais famoso certamente é o capitonê, que tem estrutura acolchoada e por isso passa impressão máxima de conforto. Se sua ideia for comprar cabeceira versátil e capaz tornar o ambiente o mais aconchegante possível, esse modelo é o mais indicado.
Outros tipos que fazem bastante sucesso são os de madeira, que pode ser lisa (perfeita para decorações minimalistas) ou trazer trabalhos de textura e sulcos, o que dá um toque de sofisticação para o ambiente.

Ainda há a cabeceira de ferro, que tem o diferencial de misturar romantismo com vintage, sendo uma excelente dica de compra para quartos femininos, deixando-os ainda mais bonitos.
A dica para não errar na compra é procurar escolher uma cabeceira que siga o mesmo estilo decorativo do restante do quarto, para garantir um visual mais harmônico e montar um quarto lindo e encantador.
Tamanho ideal da cabeceira
É fácil encontrar cabeceiras de cama pequenas, médias e grandes. Mas, qual seria o tamanho perfeito? A resposta é simples: depende do seu desejo e do tamanho do seu quarto.
Uma dica especial é não comprar cabeceira menor do que sua cama. O móvel deve ser um pouco maior do que ela (com uma sobra) ou se estender por toda a parede.
Para quartos grandes, não há restrições: é possível usar tanto um modelo com uma ligeira sobra ou maior. A altura da cabeceira também não é um problema, neste caso.
Já para quartos pequenos, prefira versões com altura de até 30cm acima da cama e que cubra toda a largura da parede. Assim, é possível passar uma impressão visual de amplitude de espaço.

Cor da cabeceira
Se a decoração de seu quarto for clássica, prefira tons neutros, como o branco e preto, que são à prova de erros. Caso seja rústica, tons terrosos, como os da madeira, são boas pedidas!
Também é possível inovar na decoração e escolher modelos em tons vibrantes. Esta é uma ótima dica principalmente para quartos com decoração moderna, jovial e irreverente.
Somente atente a um detalhe: cores vibrantes ficam melhor em quartos grandes, pois tendem a reduzir visualmente o espaço. Em cômodos pequenos, prefira tons neutros ou então cabeceiras na mesma cor da parede, para causar a impressão de alongamento do espaço.

Aproveite os Kits de cabeceiras com criados e baús
Alguns modelos de cabeceira já vêm com o kit de criados mudos nas laterais da cama, e outros modelos apresentam também o baú para colocar no pé da cama, como é o caso do Kit Cabeceira + 2 Criados + Baú na loja Houseria.
Os kits são ideais para quem tem bastante objetos a serem organizados no quarto. Os criados podem ser utilizados para guardar óculos, livros, remédios, despertadores, celulares e abajures.
Os baús são ideias para guardar vários objetos utilizados no dia a dia do quarto, como sapatos, chinelos, sandálias, roupas de cama, itens pessoais e roupas de banho

Posts recentes
- 7 modelos de espelho veneziano para você se inspirar
- O guia dos nichos de parede para livros: encontre o ideal para a sua casa!
- Espelhos venezianos: o que levar em conta ao escolher o seu?
- Cabeceira de cama: tudo o que você precisa saber antes de escolher a sua
- Dicas para decorar apartamento pequeno