O espelho veneziano é um acessório que faz toda a diferença na decoração. Não é para menos, afinal, o trabalho ornamental da peça acaba por transformá-la em uma verdadeira obra de arte.
Justamente por isso o espelho pode substituir facilmente, e de maneira econômica, um tradicional quadro, ajudando a tornar qualquer ambiente mais bonito e elegante.
O espelho ainda proporciona benefícios extras especiais, fazendo com que o ambiente fique melhor iluminado, além de ampliar visualmente o espaço, passando a impressão de que é maior, o que faz toda a diferença em áreas residenciais pequenas.
Quer aproveitar as vantagens oferecidas pela peça e finalmente comprar espelho veneziano? Neste caso, saiba que é preciso levar em conta alguns fatores para acertar na aquisição. Conheça, a seguir, quais são eles!

Qualidade
Espelhos venezianos podem ter preços relativamente altos dependendo do modelo, mas pense duas vezes antes de comprar uma peça por um valor muito baixo: pode ser que a qualidade do produto seja reduzida. Neste caso, o barato pode sair caro e seu dinheiro será desperdiçado.
Na prática, isso significa que o acabamento do espelho é de má qualidade e a peça oxida com facilidade, ganhando manchas escurecidas rapidamente, o que compromete sua beleza.
Por isso, não abra mão da qualidade na hora de comprar espelho veneziano, para garantir uma versão com acabamento perfeito, que durará por muito mais tempo e que deixará a decoração da casa com elegância de sobra.

Dimensões da parede x espelho
É essencial saber as medidas do local em que pretende instalar o espelho veneziano. O motivo é simples: somente assim será possível comprar um modelo que caiba perfeitamente nesse espaço, garantindo uma decoração simétrica e harmônica.
Antes de procurar o modelo ideal, meça a altura e largura do espaço na parede em que deseja colocar o espelho veneziano e considere essas informações no momento da compra.

Também ajuda saber que em locais amplos o espelho veneziano grande é sempre uma ótima opção. Ele cobrirá parte boa da parede e ocupará um espaço mais significativo na decoração, sendo destaque no cômodo.
Ainda em paredes grandes é interessante investir em diferentes espelhos venezianos em tamanho menor e montar uma composição usando as peças, o que resultará em uma decoração criativa.
Já para cômodos reduzidos, inclusive em paredes com pouco espaço disponível, prefira modelos em tamanho médio ou pequeno, centralizando-os na metade superior da parede, sempre junto a outros móveis, como a cômoda, aparador ou acima do sofá.
Impacto visual na decoração
Diferentes formatos geométricos causam impactos específicos na decoração. Uma versão com linhas retas, como espelho veneziano retangular, é mais formal e por isso combina perfeitamente com áreas de recepção e entrada, como halls.

Se a intenção for dar ideia de movimento e dinamismo à decoração, os espelhos venezianos redondos ou com detalhes arredondados são perfeitos para isso.
O tamanho da peça também passa uma impressão especial e deve ser considerado no momento da compra. Modelos grandes, por exemplo, conferem máxima elegância e requinte ao ambiente. Já os médios e pequenos passam uma percepção de conforto, além de discrição.